Terça, 17 de Junho de 2025
Publicidade

SAS realiza blitz educativa em shopping para conscientizar sobre uso de vagas para pessoas com deficiência

Com foco na conscientização de motoristas sobre o uso correto das vagas reservadas para pessoas com deficiência e mobilidade reduzida, a Secretaria...

Notícias
Por: Notícias Fonte: Prefeitura de Campo Grande - MS
11/06/2025 às 15h51
SAS realiza blitz educativa em shopping para conscientizar sobre uso de vagas para pessoas com deficiência
Foto: Reprodução/Prefeitura de Campo Grande - MS

Com foco na conscientização de motoristas sobre o uso correto das vagas reservadas para pessoas com deficiência e mobilidade reduzida, a Secretaria de Assistência Social e Cidadania (SAS) por meio da Superintendência de Política de Direitos Humanos (SDHU) e do Núcleo de Direitos da Pessoa com Deficiência, vai realizar nesta quinta-feira (12), às 14h, uma blitz educativa no estacionamento do Shopping Campo Grande como parte da campanha “Essa vaga não é sua nem por um segundo”, lançada em maio.

Continua após a publicidade

Durante a blitz, será realizada a entrega de materiais informativos e a aplicação simbólica da “multa moral”, um recurso educativo utilizado em diversas cidades do país para alertar condutores que ocupam irregularmente as vagas exclusivas, mesmo que por poucos minutos.

Continua após a publicidade

“A vaga pode até parecer ‘livre’, mas ela tem dono, e esse dono tem um direito assegurado por lei. Nossa proposta não é punir, é educar. A multa moral tem o papel de fazer pensar, causar impacto e promover respeito”, afirma Priscilla Justi, superintendente de Política de Direitos Humanos.

Continua após a publicidade

A campanha tem como objetivo sensibilizar a população sobre a importância do respeito às políticas de acessibilidade no cotidiano. “O direito à mobilidade não é um privilégio, é uma necessidade garantida por lei e nossa intenção é engajar as pessoas em nossas ações”, frisou a secretária municipal de Assistência Social, Camilla Nascimento.

A iniciativa é realizada com apoio do Shopping Campo Grande, em articulação com a Guarda Civil Metropolitana (GCM).

De acordo com Priscilla Justi, há um cronograma de ações em andamento até novembro, com a previsão de realizar duas mobilizações por mês. O próximo shopping a receber a ação será o Norte Sul Plaza, no dia 26 de junho.

Campanha

A campanha “Essa Vaga Não é Sua Nem por um Segundo”, é realizada todos os anos pela SDHU e reúne representantes de entidades como a APAE e o Centro Especializado em Reabilitação da entidade, em Campo Grande.

O foco principal é sensibilizar os motoristas sobre a importância de respeitar a sinalização e o direito de uso exclusivo dessas vagas, que são essenciais para garantir acessibilidade e autonomia às pessoas com deficiência

Apesar da legislação brasileira (Lei nº 13.146/2015) estabelecer multas severas para os motoristas que estacionam nas vagas exclusivas — R$ 293,47, além de 7 pontos na CNH e a remoção do veículo — o número de infrações referentes ao uso indevido das vagas às PCDs, ainda é elevado.

Em 2024, foram registrados 634 autos de infração por uso indevido de vagas para pessoas com deficiência e 708 para pessoas que estacionaram em vagas destinadas a idosos, totalizando 1.342 multas.



#PraTodosVerem
: Na capa da matéria há uma foto que mostra as mãos de uma mulher segurando um exemplar do folder “multa moral”, utilizado durante a blitz educativa.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.