Terça, 17 de Junho de 2025
Publicidade

Total de 14 pessoas são presas em operação integrada de combate ao crime organizado

Por Jeniffer Terra (PC)11/06/2025 11h48Na manhã desta quarta-feira (11), a Força Integrada de Combate ao Crime Organizado (FICCO/PA), o Grupo de Tr...

Notícias
Por: Notícias Fonte: Secom Pará
11/06/2025 às 17h37

Na manhã desta quarta-feira (11), a Força Integrada de Combate ao Crime Organizado (FICCO/PA), o Grupo de Trabalho de Facções Criminosas (GTF/NIP) e a Divisão Estadual de Narcóticos (DENARC) deflagraram a operação "Provisão" com o objetivo de dar cumprimento a mandados de prisão preventiva e de busca e apreensão domiciliar, expedidos pelo Juízo da Vara de Combate ao Crime Organizado de Belém, contra suspeitos de integrar uma facção criminosa.

Continua após a publicidade

Até o momento, 14 pessoas foram presas. A ação aconteceu nos municípios de Belém, Ananindeua, Benevides, Tracuateua, Abaetetuba, Recife/PE, Palhoça/SC e Blumenau/SC, com o apoio da Secretaria de Administração Previdenciária do Pará (SEAP), da Polícia Federal do Pará, dos Núcleos de Apoio à Investigação (NAI) de Capanema e Abaetetuba, da Coordenadoria de Operações e Recursos Especiais (CORE), da Delegacia de Homicídios de Capanema, da Delegacia de Igarapé-Miri, do Canil da Guarda Municipal de Belém, da Polícia Civil de Santa Catarina, da FICCO/PE.

Continua após a publicidade

"Durante as investigações que subsidiaram as medidas cumpridas hoje, nós conseguimos reunir cadastros de integrantes da organização criminosa vinculados ao quadro de fornecedores, contendo informações como nomes, apelidos, datas de adesão, áreas de atuação, cargos e ‘selfies’. A partir desses dados, foram obtidas cópias de documentos oficiais dos suspeitos, cujas fotos foram submetidas ao Laboratório de Perícia Prosopográfica e Análise de Imagens da Polícia Civil do Pará, que constatou tecnicamente que se tratavam das mesmas pessoas cadastradas pela facção", explicou o delegado Vitor Fontes, titular da FICCO/PA.

Continua após a publicidade

Durante as buscas nas residências foram apreendidos aparelhos celulares, grande quantidade de drogas, dinheiro em espécie e munições. Os donos dos imóveis receberam voz de prisão em flagrante.

"Dentre os presos em cumprimento aos mandados de prisão, uma mulher também recebeu voz de prisão em flagrante por tráfico de drogas. Na residência dela foram encontrados e apreendidos dinheiro em espécie, seis tabletes e meio de maconha prensada, 94 porções mais meio tablete de cocaína, bem como houve a prisão em flagrante de outro sujeito por posse ilegal de munição", contou o delegado Davi Cordeiro, titular da DENARC.

Outro alvo ainda recebeu voz de prisão em flagrante por uso de documento falso. Ele foi encontrado em Abaetetuba e portava uma Carteira Nacional de Habilitação falsificada.

A FICCO/PA é uma força-tarefa composta pela Polícia Federal, pela Polícia Civil do Estado do Pará e pela Secretaria de Administração Penitenciária e tem por objetivo realizar uma atuação conjunta e integrada no enfrentamento ao crime organizado no Estado do Pará.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.