Sábado, 19 de Julho de 2025
Publicidade

Hospital Pelópidas Silveira realiza 1ª coleta múltipla de órgãos do ano

Cinco órgãos e tecidos foram disponibilizados para pacientes da fila de espera da Central de Transplantes de PEO Hospital Pelópidas Silveira (HPS)...

Notícias
Por: Notícias Fonte: Sec. de Saúde de Pernambuco
19/06/2025 às 13h55
Hospital Pelópidas Silveira realiza 1ª coleta múltipla de órgãos do ano
Foto: Reprodução/Sec. de Saúde de Pernambuco

Cinco órgãos e tecidos foram disponibilizados para pacientes da fila de espera da Central de Transplantes de PE

Continua após a publicidade

O Hospital Pelópidas Silveira (HPS), unidade da rede estadual com perfil exclusivo de atendimento neuro-cardiológico, realizou, na manhã desta quinta-feira (19/6), a primeira coleta múltipla de órgãos e tecidos da unidade neste ano. Foram feitos dois enxágues, duas córneas e um fígado, que serão destinados, por meio da Central de Transplantes de Pernambuco (CT-PE), a pacientes em fila de espera. Frisa-se que a escolha dos receptores segue protocolos rígidos de acordo com cada tipo de órgão e tecido.

Continua após a publicidade

A doação múltipla foi autorizada pela família de uma paciente do sexo feminino, na faixa etária dos 50 anos, que teve o diagnóstico de morte encefálica na unidade. Todo o processo de acolhimento de familiares neste momento de dor e explicação sobre o direito da família de exercício desse ato de solidariedade foi realizado pela Comissão Intra-hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplante (CIHDOTT) do HPS. A retirada dos órgãos foi realizada por uma equipe captadora encaminhada pela CT-PE, com o apoio do bloco cirúrgico da HPS.

Continua após a publicidade

“Sabemos o quanto é difícil para uma família tomar essa decisão em um momento de dor, mas é justamente esse gesto de generosidade que salva vidas. A doação de órgãos transforma despedidas em esperança.

Além desta doação múltipla de órgãos e tecidos, o HPS já tinha captado 8 córneas neste ano, totalizando 10 córneas com a captura desta quinta.

Foto: Reprodução/Sec. de Saúde de Pernambuco
Foto: Reprodução/Sec. de Saúde de Pernambuco

Como fazer: No Brasil, a doação de órgãos e tecidos requer a autorização do parceiro/companheiro (a) ou de um parente de até segundo grau do doador. Por isso, torna-se essencial, na vida, conversar com a família sobre a vontade de fazer, garantindo, assim, o cumprimento desse desejo e direito de ser doador.

O que pode fazer: Quando há morte encefálica, podem ser administrados rins, fígado, pâncreas, coração, válvulas cardíacas, córneas, pulmões, intestino. No caso da morte do coração, doam-se as córneas. Um rim, parte do fígado ou parte da medula óssea podem ser doados na vida.

Perfil: O Hospital Pelópidas Silveira (HPS) faz parte da rede estadual de saúde e é administrado pela Fundação Gestão Hospitalar Martiniano Fernandes (FGH). Localizado no Curado, Recife, é a primeira unidade do SUS no Brasil com foco exclusivo em cardiologia, neurocirurgia e neurologia.

Oferece cuidados especializados a pacientes com infarto, doenças cardíacas, aneurismas, acidentes vasculares cerebrais (AVC), patologias da coluna, tumores cerebrais, entre outras condições graves. Todos os atendimentos são regulamentados e direcionados por meio da Central de Regulação de Leitos do Estado, Samu ou Corpo de Bombeiros. O hospital, inaugurado em 2011, conta com uma infraestrutura adequada para exames especializados, como cateterismo, tomografia e ultrassonografia, garantindo um atendimento eficaz ao usuário do sistema público.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.