Na manhã desta terça-feira, 6, a Fundação Centro de Hemoterapia e Hematologia do Pará (Hemopa) levou suas atividades à Universidade Federal do Pará (UFPA), em Belém, em uma ação de doação de sangue. A iniciativa busca sensibilizar e mobilizar a comunidade acadêmica sobre a importância da doação de sangue e contou com a participação de estudantes, professores e funcionários.
A ação, realizada no campus principal da UFPA, iniciou às 8h e se estendeu até às 17h, com uma estrutura montada especialmente para atender os doadores. Além das coletas de sangue, a equipe do Hemopa também forneceu orientações sobre o processo de doação e esclareceu dúvidas frequentes dos participantes. Foram disponibilizadas áreas para cadastro, triagem e coleta, garantindo conforto e segurança a todos os envolvidos.
Campanhas externas -A ação na UFPA faz parte de uma série de atividades itinerantes do Hemopa, que busca ampliar o alcance das campanhas de doação de sangue e sensibilizar diferentes públicos. Com iniciativas como essa, a Fundação reforça a importância da solidariedade e do compromisso com a vida.
Amanda Santos, estudante do curso de Jornalismo, estava feliz em participar mais uma vez da campanha. "Eu comecei a doar sangue em 2022 e passei a me cuidar mais desde então. Parei de fazer tatuagens e mantenho uma vida saudável porque gosto de doar e me sinto bem depois. Meu pai precisou de sangue antes de eu começar a doar, o que me motivou. Assim como ele precisou, outras pessoas também podem precisar. Doar sangue é um ato de amor. Amo doar, receber o lanchinho e o pãozinho. É fácil sair da aula e doar. Precisamos ajudar os outros como gostaríamos de ser ajudados", afirmou a estudante.
Quem também aproveitou a manhã para doar foi o estudante de Física, Adelson William, que destacou a importância de doar sangue. "Acho que a importância é ajudar as pessoas, pois tem muita gente precisando de sangue. A ação que estão fazendo, além de divulgar, permite que as pessoas vejam a diferença que fazem na vida dos outros", disse Adelson.
Jani Dalva, estudante de Ciências Sociais de 19 anos e membro da gestão do Centro Acadêmico de Ciências Sociais, também participou da campanha. "Peço muito que é importante todo esse momento de solidariedade, a gente prestar esse ato de doar sangue. Eu, por exemplo, acabei de saber que tenho o tipo A positivo. Vou receber o resultado dos exames em sete dias e sei que posso ajudar três pessoas com a bolsa que acabei de doar. Fui muito bem atendida, todos foram muito respeitosos e ainda há alimentação disponível. Então, vamos praticar esse ato que é muito importante", destacou Jani.
Serviço -A ação segue nesta quarta e quinta-feira (7 e 8 de agosto), no campus da UFPA, localizado na Avenida Augusto Corrêa, 01, Guamá, em Belém, das 8h às 17h. Para mais informações, entre em contato com o Hemopa através dos canais oficiais.