O Festival Parque aberto recebe neste domingo (15) uma apresentação especial do Coral ArcelorMittal e promete encantar o público com um repertório que celebra tanto a música erudita quanto a popular, com destaque para as tradições capixabas. Será a primeira apresentação do Coral no Festival Parque Aberto, que acontecerá no Parque Cultural Casa do Governador, em Vila Velha, a partir das 9h.
Ao todo, serão disponibilizados 2.500 ingressos gratuitos na plataforma Sympla, a partir do meio-dia desta terça-feira (10). Clique aqui e garanta o seu – lembrando que é necessário ter uma conta cadastrada no Sympla para conseguir acesso aos ingressos, limitados a duas unidades por CPF. Crianças com menos de 12 anos não precisam de ingresso.
Apresentação cultural
Com 38 anos de história, o Coral ArcelorMittal é o coral em atividade mais antigo do Estado do Espírito Santo, atualmente composto por 55 coralistas. O grupo tem sua trajetória marcada pela dedicação e excelência, sob a regência dos maestros Adolfo Alves e Ângela Volpato, ambos referências na área, trazendo uma combinação de experiência e inovação que enriquece cada apresentação.
Adolfo Alves, um dos fundadores do coral, tem sido uma peça-chave na manutenção da qualidade e tradição do grupo ao longo das décadas. Já Ângela Volpato, que se juntou à regência mais recentemente, traz novas perspectivas e arranjos, contribuindo para a ampliação do repertório e o crescimento do coral.
O coral tem levado música e cultura a diversas cidades do Estado, fortalecendo a identidade cultural e o acesso à arte para todos. Além de clássicos da música brasileira, como "Abre Alas" de Chiquinha Gonzaga, e músicas internacionais, como "Hallelujah" de Leonard Cohen, o repertório do grupo inclui músicas tradicionais do Espírito Santo, como as "Três Toadas de Congo", que homenageiam a rica cultura local.
Realizado pela MM Projetos Culturais em parceria com a Secretaria da Cultura (Secult), o projeto do Coral ArcelorMittal conta com o patrocínio da ArcelorMittal, através da Lei de Incentivo à Cultura Capixaba (LICC).
Esculturas
Divididas em esculturas, instalações e projetos de intervenção, as produções foram realizadas por 17 artistas do Espírito Santo, de Minas Gerais, São Paulo e Paraná. São trabalhos resultantes do edital lançado em 2023 para selecionar propostas artísticas, visando às exposições permanentes e temporárias do parque.
Além de se adaptarem à área externa natural do parque, totalizando 26 obras, as produções se correlacionam e difundem trabalhos de artistas locais e nacionais, contribuindo para os campos das artes visuais, do meio ambiente e da tecnologia.
O parque
Instalado na Residência Oficial do Governo do Estado, o parque foi inaugurado em maio de 2022, como um espaço destinado ao público interessado na produção cultural local, tornando-se ainda a maior galeria de arte ao ar livre do Espírito Santo – que reúne hoje 26 obras de arte permanentes e temporárias, entre esculturas, instalações e site-specifics.
Ocupando uma área de 93 mil metros quadrados, o Parque Cultural Casa do Governador tem sua infraestrutura compartilhada pela Secult e pela Secretaria do Governo (SEG). Aberto à visitação gratuita, o espaço propõe um diálogo entre arte contemporânea e natureza, segundo três eixos temáticos: ambiental, histórico e artístico.
Dica: Aconselhamos levar cadeiras ou cangas para uso durante o evento.
Regras do parque
Para garantir conforto e segurança aos visitantes, bem como preservar o local, conheça as regras do evento no Parque Cultural Casa do Governador:
O evento conta com o apoio da Prefeitura de Vila Velha.
Serviço:
Festival Parque Aberto
Atrações: Coral ArcelorMittal
Quando: 15/09 (domingo)
Horário: a partir das 9 horas
Local: Parque Cultural Casa do Governador, Rua Santa Luzia, Praia da Costa, Vila Velha.
Entrada gratuita, mediante retirada de ingressos na plataforma Sympla
>