Domingo, 06 de Outubro de 2024

Uespi é a única universidade estadual do Brasil contemplada em edital de interculturalização da CAPES

Esse projeto visa desenvolver estratégias de comunicação verbal e não-verbal.

02/10/2024 às 18h06
Por: Redação Fonte: Secom Piauí
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Foto: Reprodução/Secom Piauí
Foto: Reprodução/Secom Piauí

A Universidade Estadual do Piauí (Uespi) se destacou no cenário nacional ao ser a única universidade estadual do Brasil selecionada no edital de interculturalização da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). O projeto intitulado “ a língua inglesa em nossas mãos” visa aprimorar o curso de Licenciatura em Educação Especial Inclusiva do Programa Nacional de Fomento à Equidade na Formação de Professores da Educação Básica – Parfor Equidade.

O edital, que tem como foco principal o fortalecimento da formação e relevância social dos profissionais formados em cursos de licenciatura, foi elaborado com o apoio do Acordo de Cooperação entre a CAPES e a Comissão Fulbright. A iniciativa pretende oferecer suporte no desenvolvimento de competências pedagógicas que são cada vez mais exigidas no campo educacional, especialmente em contextos que demandam inclusão.

A proposta da Uespi abrange não apenas a formação de dois assistentes de ensino, mas também a promoção de um intercâmbio cultural que trará enriquecimento mútuo. Provenientes de instituições estrangeiras, os assistentes se integrarão ao corpo docente, contribuindo para o planejamento e desenvolvimento das atividades em quatro municípios do interior do Piauí, onde a Uespi mantém turmas do curso.

“A presença de assistentes de língua inglesa em nossas aulas irá promover uma troca valiosa de experiências e perspectivas culturais, além de favorecer o aprendizado de nossos alunos em um contexto de inclusão. Essa é uma oportunidade única para abordarmos a educação de forma mais inclusiva e plural”, afirma a professora e coordenadora do projeto, Nadja Pinheiro.

Esse projeto visa desenvolver estratégias de comunicação verbal e não-verbal, capazes de construir conhecimento de forma inclusiva e promover a troca efetiva de saberes. A proposta inclui intervenções baseadas em pressupostos científicos, que buscarão aprimorar a habilidade de comunicação dos futuros professores ao atuarem em ambientes educacionais diversos.

Os dois assistentes de ensino também terão a oportunidade de conhecer a cultura local e o processo de inclusão educacional desenvolvido pela Uespi, uma experiência que enriquecerá tanto os assistentes quanto os alunos, gerando um ambiente acadêmico mais diverso. A expectativa é que, com a integração dos assistentes, novas metodologias e práticas pedagógicas possam ser implementadas, contribuindo para a formação de professores capacitados e preparados para atuar em um mundo cada vez mais globalizado e diverso. 

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